segunda-feira, 11 de abril de 2011

O saber e o sabor

Quando falamos de educação tratamos de dois conceitos distintos: a teoria e a prática. A teoria é o saber, é o conhecimento adquirido durante o processo educacional e a prática é o sabor, aquilo que experimentamos neste mesmo processo, o sabor é a assimilação do que está à nossa frente, é o vínculo integral de todo conceito científico e filosófico que antes era obtido ao se ver escrito em uma instituição.
        Felizes são os alunos que se deparam com professores que não são apenas intermediadores de um conhecimento dito teórico, mas de profissionais e amigos que incentivam à enxergar um mundo lá fora, que os fazem amadurecer de maneira psicológica e quando chegarem a fase adulta estarão preparados em sua plenitude para encarar não só à vida mas qualquer obstáculo que por ventura se depararem.Serão humanos e ao mesmo tempo sábios, não terão apenas um conhecimento artificial mas o conhecimento da vida e saberá instruir de maneira íntegra a sua futura geração.
        Uma coisa é eu dizer que o chocolate é delicioso, é preciso fazer com que os alunos experimentem, degustem e que compreendam na prática como é que é. O processo educacional ao longo da vida visa trabalho, o aperfeiçoamento  do intelecto de cada aluno, a inteligência precisa ser trabalhada para se atingir um amadurecimento, um desdobramento, só assim se pode compreender futuramente algum muito complexo ou paradoxo, que muita das vezes ainda não se tem o tino necessário para conviver. Ou mesmo durante a vida convivendo com coisas simples, algumas dessas coisas podem parecer um tanto complicadas.

        Alguns professores vivem tão atarefados que não se dão conta de novas tendências tecnológicas destinadas à educação, as mesmas tendências que os alunos têm mas facilidade de manejo sobre a tecnologia, até mesmo por causa do convívio dessa base tecnológica desde criança. Por isso o mais interessante de ensinar é aprender junto com o aluno, é a questão negocial, a simbiose perfeita, o convívio, experiência adquirida, pois o professor tem muito o que aprender com o aluno e vice-versa.

          O método de ensino destes professores consiste na interatividade com o aluno, fazendo com que ele trabalhe a sua mente, lapidando a Inteligência. O filme é inteiramente didático pois mostra uma realidade importante da vida por trás da escola.
           
          Análise do vídeo "Saber e Sabor".

Um comentário:

  1. Já uma das frases que me chamou a atenção no vídeo foi: "Educar não é ensinar respostas, Educar é ensinar a pensar". (Rubem Alves)
    Então penso que é preciso instigar o comenhecimento dos alunos, pois as coisas boas ficam, as que realmente nos interessa no dia a dia da vida.

    Um grande abraço a vocês! E vamos em busca do conhecimento!
    Djane Queiroz

    ResponderExcluir